Emissor Gratuito de NF-e

Precisa emitir nota fiscal grátis para seus produtos e mercadorias? Conheça nosso emissor. É online e você começa agora.

Perguntas frequentes

Como funciona o GeraNFe?

O GeraNFe é um emissor gratuito de nota fiscal eletrônica para mercadorias totalmente online para substituir parcialmente o emissor do governo. Ele é capaz de emitir os tipos de NF-e mais usados por pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional.

Assista a seguir o vídeo com o passo a passo:

Sim, o GeraNFe é grátis.

O GeraNFe é um emissor de NF-e gratuito 100% online para ajudar empreendedores brasileiros que vendem produtos (mercadorias) e que precisam de um substituto ao software da Sefaz (o emissor do governo) para tirar nota fiscal eletrônica de compra e venda. Ele será grátis por uma decisão da ContaAzul, comprometida em apoiar pequenas empresas do país.

Não, o emissor gratuito do governo não vai mais acabar. Houve uma mudança de planos por parte do governo e do Sebrae Nacional, que decidiram manter o emissor gratuito após 2017. Durante boa parte do ano de 2016, a única informação oficial disponível era a anunciada pela Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo em 18 de abril de 2016. Desenvolvido pelo órgão do governo estadual paulista, o software era usado para emissão de notas fiscais de produtos de todos os estados do país. No Distrito Federal, além de faturar a venda de produtos, o emissor também podia ser usado para serviços. Leia mais detalhes no ContaAzul Blog.

Empresas que compram e vendem mercadorias e usam os tipos de nota que o GeraNFe suporte.

Para emitir uma nota no GeraNFe, será necessário preencher, manualmente, os campos do emissor gratuito, incluindo:

Dados de sua empresa (certificiado digital e senha, CPNJ, razão social, nome fantasia, inscrição estadual, endereço)
Dados do cliente (nome ou razão social, CPF ou CPNJ, endereço etc.)
Dados do produto (Nome, descrição, preço, NCM etc.)
Dados do pedido (número de itens, preço dos itens etc.)
Dados tributários (alíquotas interestaduais, percentual de alíquota etc.)

Sim, o GeraNFe é seguro, porque usa melhores práticas compatíveis com as de lojas virtuais e bancos na Internet (SSL, por exemplo). Isso garante o tráfego e armazenamento seguro de todos os dados da sua empresa.

A segurança SSL garante que todas as informações trocadas entre seu computador e os nossos servidores ocorram em total segurança. Os certificados SSL usados pelo GeraNFe são os mesmos utilizados por bancos online e o cadeado verde ao lado da barra de endereços do navegador indica que a transmissão de dados é segura.

Além disso, o Gera NFe roda no datacenter mais conhecido e respeitado do mundo, chamado Amazon Web Services (AWS). Os servidores da AWS possuem inúmeras certificações de segurança, como ISO 27001 e PCI DSS.

Todos os estados. Um ponto de atenção vale para empresas do Paraná. A legislação paranaense para nota fiscal eletrônica possui exigências específicas, de vínculo de seu CNPJ com o fornecedor do software de emissão de notas. Se você este é seu caso, clique aqui. O ContaAzul está preparado para atender a todos os estados.

Sim, sua empresa precisa de um certificado digital A1 para emitir notas fiscais de produto no GeraNFe. Um certificado digital é o que assegura a validade da nota fiscal e de outros documentos eletrônicos, como uma assinatura. É emitido por autoridades certificadoras em diferentes padrões.